Veterinária
Tratamento Periodontal
09/07/2020
Tratamento Periodontal
O tratamento periodontal tem como objetivo, remover placa bacteriana e cálculo dentário, conhecido como tártaro, deixando a dentição limpa e polida para que o dente fique liso e não tenha o risco de aderência rápida do cálculo dentário.
O correto é sempre fazer escovação diária dos dentes do paciente, sendo que a placa bacteriana se forma em 24 horas e em 48 horas já começa o processo de consolidação e formação do cálculo dentário.
Primeiramente começa uma inflamação gengival onde há retração dessa gengiva e exposição das raízes. Depois os dentes acabam sendo cobertos por toda camada calcárea do tártaro, deixando-os predispostos ao enfraquecimento dos ligamentos periodontais e possíveis extrações.
Para o tratamento periodontal é necessário que o paciente esteja anestesiado e o primeiro procedimento feito é a escovação, sendo seguida pela remoção dos cálculos dentários para depois ser usado o aparelho de ultrassom odontológico, fazendo assim a remoção minuciosa de todo cálculo dentário que fica aderido por baixo da gengiva.
Por último é feito polimento dos dentes para que a superfície fique lisa, retardando o surgimento do cálculo dentário.
Como profilaxia odontológica residencial, é recomendado a escovação diária com cremes dentais específicos para animais e escova com cerdas finas e macias para não machucar a gengiva do paciente.
Uma vez sentindo dor durante a escovação, o paciente poderá traumatizar e ver a escovação como ameaça e não troca de carinho. 
Começar a escovação dentária de seu pet o quanto antes, de preferência na infância , pois assim o paciente acostumará e deixará essa troca de carinho acontecer.