Veterinária
Benefícios da Castração em Cães e Gatos
03/07/2020
Benefícios da Castração em Cães e Gatos
Ter um animal de estimação envolve uma série de responsabilidades como amar, levar passear, cuidar da alimentação, da higiene, saúde geral e bem estar como um membro da família.
A castração faz parte deste conjunto e pode trazer uma série de benefícios para os animais. 
No caso das fêmeas, caninas ou felinas, reduz bastante o índice de tumor de mama, útero e ovários. Evita também a Piometra (infecção uterina) e de Pseudociese (gestação psicológica) que se manifestam na maioria das vezes por desequilíbrios hormonais. 
No caso dos machos previne principalmente a hiperplasia prostática (tumor de próstata), demarcação de território e as fugas e auxilia a reduzir a agressividade. 
Além disso, a castração reduz a superpopulação ou uma gestação indesejada e para os machos férteis que convivem com fêmeas férteis ou possuem fêmeas na vizinhança, evita o sofrimento durante os períodos de cio das companheiras já que muitas vezes ficam chorando constantemente, param de se alimentar, emagrecem muito e querem fugir o tempo todo em busca da cachorrinha no cio. 
Estes animais que fogem para cruzar também correm o risco de adquirem doenças venéreas como o TVT (tumor venéreo transmissível) cujo tratamento mais eficaz envolve acompanhamento oncológico e sessões de quimioterapia.
Atualmente, com tantas opções de adoção, é muito mais saudável para o animal e para o tutor, pensar primeiramente nos cuidados básicos de vacinação e castração antes de pensar em comprar ou procriar os animais da própria casa. 
O procedimento é pouco invasivo e, se realizado em ambiente hospitalar e com acompanhamento médico e anestésico adequado, tende a ser super tranquilo não trazendo grandes dificuldades nos cuidados pós operatórios.

Dr.a Simone Melo
Médica Veterinária formada pela Universidade do Oeste Paulista em 1998
Pós graduada em Clínica Geral pela Instituição de Ensino Faculdade Quallitas em 2004
Pós Graduada em Dermatologia Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi em 2018
Atualmente atua como médica veterinária do Hospital Veterinário Bionicão - Sorocaba